Lobisomens - O Apocalipse
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Agilizando o Combate

2 participantes

Ir para baixo

Agilizando o Combate Empty Agilizando o Combate

Mensagem por monstroloko Qua maio 20, 2015 3:13 pm

Como foi conversado recentemente, o combate pode se tornar algo entediante devido ao excesso de rolagens de dados numa mesa de rpg.
Aqui estão minhas regrinhas da casa pra resolver isso.

Regras tradicionais de combate no oWoD:
1-Rolagem de ataque.
2-Rolagem de defesa.
3-Rolagem de dano.
4-Rolagem de absorção.

Onde cada rolagem pode envolver mais de 10 d10 para personagens apelões...

Para agilizar eu costumo automatizar algumas dessas rolagens, de forma que seus valores passam a ser fixos. Assim os passos ficam:

1- Não muda.

2-Existe defesa ativa e defesa reflexiva:
defesa ativa - conta como ação, garous devem gastar fúria para usar após terem atacado. Igual a defesa do método tradicional.
defesa reflexiva - não custa ação, subtrai do ataque um número de sucessos igual a destreza ou raciocínio do defensor(escolha o menor).

3- O dano passa a ser o número de sucessos na rolagem de ataque mais metade do número de dados do dano tradicional do ataque.

4- A absorção passa a ser metade do vigor do defensor, arredondando pra baixo pra dano agravado e pra cima pro resto.
---------

Esse sistema tira muito da aleatoriedade do combate, de forma que as lutas ficam mais fáceis de prever. Isso é bom pra que inimigos fracotes não
matem seus jogadores de primeira e que inimigos importantes não morram muito fácil. Porém isso também pode diminuir o suspense e a tensão do combate...

Vale notar que um bom lutador sendo atacado por uma horda sem fim, de inimigos muito fracotes, seria intocável devido a defesa reflexiva.
Eu costumo fazer com que a fadiga de uma luta longa cause penalidades nas rolagens e nos valores fixos para fazer a horda infinita vencer pelo
cansaço em algum momento. Isso fica bem legal em cenas épicas.

-----------

Uma outra dica é uma mudança de interpretação no significado das rolagens. Ao invés de usarmos todas essas rolagens pra resolver um único ataque,
podemos passar a usá-las pra resolver uma pequena série de ataques. Exemplo:

1- Resolva ataque do personagem 1.
2-Triplique o valor de dano obtido no passo anterior.
3-Não aplique o dano ainda, anote e aguarde.
4-Repita os 3 passos anteriores para os outros personagens envolvidos.
5-Aplique todos os danos simultaneamente.
6-Descreva uma sequencia de combate mais longa, com mais ou menos a duração de 3 turnos de combate.

Eu gosto desse pra deixar o combate mais brutal. A chance de OverKill é bem maior que nas regras tradicionais.
monstroloko
monstroloko
Admin
Admin

Mensagens : 504
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 37
Localização : niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Agilizando o Combate Empty Re: Agilizando o Combate

Mensagem por Akira Toriyama Qui Out 01, 2015 6:12 pm

Cara, acho que a defesa passiva do personagem poderia ser o menor entre Destreza e Raciocínio + Esquiva. Assim, a gente dá uma utilidade pra essa perícia, que seria quase inutilizada com essas regras.

Outra coisa interessante para combates com múltiplos inimigos é o seguinte:

Você resolve o ataque do personagem 1, e multiplica o dano pelo número de personagens envolvidos além do primeiro, com o mínimo de 2.

Exemplo: O personagem A faz o ataque. Ele tem um parceiro realizando o ataque no mesmo turno que ele. Na rolagem do dano, você rola o número de sucessos na rolagem de ataque mais metade do dano tradicional multiplicado por 2 (o número de combatentes envolvidos). Se fossem 3 combatentes, a multiplicação seria por 3, e assim vai.
Akira Toriyama
Akira Toriyama
Avaliador de Ficha

Mensagens : 492
Data de inscrição : 25/03/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Agilizando o Combate Empty Re: Agilizando o Combate

Mensagem por monstroloko Sex Out 02, 2015 2:03 pm

É uma ideia interessante, porém acho que voce terá de fazer a esquiva ser uma habilidade mais dificil de conseguir. Se não a defesa passiva vai ficar muito forte, e ai nao valerá a pena usar a defesa ativa.
monstroloko
monstroloko
Admin
Admin

Mensagens : 504
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 37
Localização : niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Agilizando o Combate Empty Re: Agilizando o Combate

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos